quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

CURIOSIDADES JUDICIÁRIAS

Como é sabido o Rio Grande do Sul possui cento e sessenta e quatro comarcas criadas e instaladas, e uma comarca integrada - Terra de Areia - que está incorporada à Comarca de Osório, totalizando assim 165.

Desse total de mais de uma centena e meia de comarcas inexistem cidades cujos nomes iniciem pelas letras "K", "W", "X", "Y" e "Z".

De outra banda, nomes de comarcas que iniciam pelas letras "O", "Q" e "U", são tão-somente três, quais sejam: OSÓRIO, QUARAÍ E URUGUAIANA.

Já no que pertine as vogais estas também são minorias, pois, temos somente vinte e cinco comarcas que se iniciam por elas a saber:  letra "A" são nove comarcas; letra "E" oito comarcas; letra "I" seis comarcas; letra "O" uma comarca e letra "U" também uma comarca.

A goleada das consoantes sobre as vogais é estonteante, como se vê, pois, enquanto àquelas totalizam 140 comarcas estas não passam de 25 comarcas.

E de todas as consoantes a campeã é a letra "S" considerando que a sua predominância esta presente em 36 comarcas e a vice-campeã é a letra "C" cuja presença esta assentada em 24 cidades.

Ainda, das comarcas que iniciam pela letra "S", 26 delas possuem nomes sagrados a saber: Santa Bárbara do Sul; Santa Cruz do Sul; Santa Maria; Santa Rosa; Santa Vitória do Palmar; Santo Ângelo; Santo Antônio da Patrulha; Santo Antônio das Missões; Santo Augusto; Santo Cristo; São Borja; São Francisco de Assis; São Francisco de Paula; São Gabriel; São Jerônimo; São José do Norte; São José do Ouro; São Leopoldo; São Lourenço do Sul; São Luiz Gonzaga; São Marcos; São Pedro do Sul; São Sebastião do Caí; São Sepé; São Valentim e São Vicente do Sul, e penso, que cabe a indagação: será que nessas comarcas também é proibido o uso de crucifixos?   

Nenhum comentário: