Lendo e ouvindo a todo instante a equipe do Ministério da Saúde falar em "escala ascendente; curva ascendente e pico ascendente", recordei-me então das pilhas ascendentes.
Explico-me. Foro Central da rua Siqueira Campos, início dos anos 80 - para mim de saudosa memória - o Zequinha, empregou-se em determinado cartório cível e lá fora designado pelo chefe para prestar atendimento ao público e cumprir atos processuais, com a advertência de que deveria, rigorosamente e sem qualquer questionamento, cumprir as ordens por ele preceituadas.
Vale esclarecer que os empregados de cartórios privativos eram/são contratados pelo próprio escrivão pelo regime CLT.
Zequinha, era de bom coração, atencioso, respeitador, sabia ouvir, honesto, pontual e outras tantas virtudes. Porém, como ninguém é perfeito, Zequinha tinha um grave defeito, não gostava muito de labutar.
Os processos aportavam em sua mesa para cumprimento de comandos distintos, como por exemplo, extrair mandados, precatórias, alvarás, ofícios, certidões, etc., e a grande maioria lá dormitava.
Zequinha, ia acumulando processo em cima de processo e as pilhas atingiam níveis extremamente altos. Advogados preocupados com a demora excessiva de processos de seu interesse, queixavam-se ao escrivão. Este, rigoroso, mas, nem tanto, cobrava de Zequinha o imediato cumprimento das diligências.
Zequinha,tergiversava e nada de efetivo acontecia. E as pilhas cada vez mais em graduação ascendente. E as reclamações dos causídicos, como as próprias pilhas, só aumentavam. Foi então que o escrivão chamou o Zequinha e deu-lhe o ultimato: seu Zequinha, não quero mais saber destas pilhas em cima de sua mesa, então, o senhor tem 24 horas para dar cabo delas e não tolerarei mais nenhuma desculpa.
No dia seguinte, ao chegar na serventia o escrivão constatara que a mesa de Zequinha estava completamente limpa e indagou-lhe qual fora o milagre, ao que este respondera: cumpri a sua determinação chefe, peguei as cinco pilhas em nível ascendente e as reorganizei em lotes que agora totalizam dez pilhas menores colocando-as dentro daquele armário de aço. E o chefe:sim, esta bem, mas quanto ao cumprimento dos atos? Ah, chefe mas isto não constara de sua ordem inicial e como o senhor bem advertira por ocasião de minha admissão eu deveria cumprir as determinações baixadas pelo senhor, sem qualquer refutação.
Obviamente, que Zequinha fora orientado a passar no escritório contábil para firmar sua rescisão contratual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário